Factor de Potência

Em eletricidade consideram-se três conceitos de potência: Ativa Reativa e Aparente.

Energia Ativa: também conhecida como potência real ou útil, corresponde à potência dissipada num ciclo, ou seja, corresponde à parcela da potência recebida que se transforma em trabalho.
Num elemento puramente resistivo, onde a tensão está em fase com a corrente, toda a potência recebida é dissipada, portanto a potência ativa é máxima
O seu valor é dado por:

Energia Reativa (representada pela letra (Q) corresponde à parcela da potência que não é convertida em trabalho útil, sendo armazenada e devolvida.

O seu valor é dado por:

Esse tipo de potência aparece quando há dispositivos capazes de armazenar energia (indutores e condensadores), criando uma desfasagem entre a tensão e a corrente. Por convenção, a potência reativa é positiva num circuito indutivo e negativa num circuito capacitivo. Num circuito puramente indutivo ou capacitivo (indutores e condensadores ideais) a desfasagem é de ±90º, fazendo com que a potência reativa seja máxima, não havendo conversão de energia.

Esta energia é faturada pelo seu fornecedor de energia elétrica, aumentando em muito o valor da sua fatura.

Este custo na sua fatura pode ser corrigido efetuando-se a compensação da Energia Reativa, através da instalação de sistemas de Correção do Fator de Potência. Desta forma, evita o fornecimento de energia Reativa por parte do fornecedor reduzindo assim o valor a pagar na sua fatura.

A potência aparente: (representada por (S) é a combinação da potência ativa e reativa do circuito.

Seu valor numérico é dado por: 

Fonte: wikipedia

Deixe um comentário