Simon Vis

O sistema é composto por módulos de entradas e módulos de saídas, estando estes acoplados ao módulo principal, módulo de controlo, em forma de rede estrela , de tal forma que os ditos módulos se direccionam automaticamente em base ao terminal do módulo de controlo ao qual estão ligados. Assim, não requerem a sua configuração através de, por exemplo, um interruptor de códigos.
 A programação do módulo de controlo efectua-se, facilmente, com base no principio de pergunta/resposta. Não é pois necessário que o utilizador tenha experiência em programação e menos ainda em línguas de programação. A ferramenta de programação pode ser um terminal standard ANSI ou um simples PC provido com o “Software” de terminal.

SimonVIS é um sistema de controlo de instalações de tamanho diverso, tal deve-se à sua versatilidade que lhe permite ser adequado para instalações em vivendas, assim como em lojas, escritórios, escolas quintas etc.
No sistema integram-se as mais diversas aplicações, entre as quais cabe mencionar:
Controlo de iluminação, simulação de presença, controlo de persianas e ou toldos, controlo de rega, deteção de intrusão, programação de aquecimento, intercomunicação bidirecional através de modem telefónico (controlar toda a instalação através do telefone), a única limitação é a sua imaginação

Possibilidades do Sistema

Segurança ativa

Permite controlar individualmente qualquer tomada de corrente da casa. Por exemplo, nos quartos das crianças, ou quarto de jogos. As tomadas de corrente representam sempre um perigo potencial e, em qualquer caso, uma constante preocupação para os pais.
Com este sistema uma simples pressão mais larga do botão de pressão do quarto desativará no mesmo instante todas as tomadas de corrente do mesmo, convertendo-os em mera curiosidade inofensiva para as crianças. Quando as mesmas já não estão a brincar ou necessita que as tomadas voltem a funcionar, basta uma pressão curta para as ativar novamente.
A segurança ativa do sistema no local é primordial em creches e centros escolares pois evita qualquer possível risco.

Controlo de Iluminação

O utilizador pode controlar a iluminação da sua instalação, seja de uma forma individual ponto por ponto, seja de forma global ao sair de casa ou ao deitar-se. Alem disso, poderá regular a intensidade luminosa de cada ponto de luz apenas mantendo a pressão sobre o mecanismo por alguns segundos até obter o nível luminoso desejado.

Simulação de presença

O sistema permite a programação da iluminação da casa para que se acendam e apaguem as luzes de diferentes divisões de tal forma que não se saiba que a casa está vazia. Esta  forma dissuasora é tremendamente eficaz para evitar roubos e é muito utilizada, sobretudo, em segundas residências.

Ativação de alarmes

Controlo através de sensores colocados em locais estratégicos, ativam automaticamente alarmes técnicos que atuam sobre Electroválvulas (fugas de gás, água, … etc).
Além disso o sistema pode ativar alarmes que avisem o utilizador no caso de se produzir alguma anomalia em casa. O aviso efetua-se mediante chamada telefónica e um número pré-programado.

Controlo de electrodomésticos

Acender ou apagar o micro-ondas ou a cafeteira, programar o forno e a máquina de lavar louça a qualquer hora do dia e tantas vezes quantas as necessárias, desligar o grelhador, … etc.
O sistema permite um controlo total de todos os electrodomésticos com uma só pressão no botão de pressão.

Controlo de climatização

Podem delimitar-se zonas e horários para o aquecimento e o ar condicionado dependendo das necessidades características da casa. Por exemplo: as divisões dos pisos superiores necessitam seguramente mais aquecimento à última hora da tarde  para estarem à temperatura adequada quando nos formos deitar. Em outras divisões como a sala de jantar ou estar, convirá uma temperatura estável ao longo do dia  e na casa de banho o aquecimento deverá ativar-se antes do amanhecer  para que os madrugadores  possam tomar duche sem passar frio.

Controlo de persianas e toldos

As persianas e toldos podem baixar automaticamente quando cai a noite, sopra um vento, ou em caso de alarme, e subir quando amanhece  (sensores crepusculares), podem também ser ativados num botão de pressão definido quando o utilizador  o deseje.
Da mesma forma, poderá condicionar o seu funcionamento segundo horários determinados ou baixar e subir a totalidade de persianas e toldos ao sair de casa ou ao ir dormir

Sensores de presença e acesso

As luzes do jardim acendem quando chegamos ao portão de entrada, as do vestíbulo quando abrimos a porta de casa… Com um sistema inteligente a iluminação de cada área ou espaço determinado pelo utilizador  pode activar-se pela  sua presença, pelas condições da luz exterior ou obedecendo a uma programação pré estabelecida ou a horários determinados.

Controlo de sistemas de rega

Com um sistema inteligente podem-se programar e controlar os sistemas de rega, adequando-os às necessidades das plantas em cada época do ano. Pode-se controlar totalmente a rega quer se trate de um pequeno jardim ou de uma horticultura. As plantas terão assegurada a água de que necessitam.

Poupança de Energia

Se o utilizador o desejar, pode programar determinadas tarefas domésticas para aproveitar os benefícios da tarifa noturna, ou ativar acumuladores de energia de calor para que carreguem durante a noite. Estas possibilidades de aproveitamento energético são especialmente interessantes em edifícios ou instalações comerciais ou industriais onde há um elevado nível de atividade durante o dia e pouca atividade durante a noite.

Funções especiais

As luzes do quarto das crianças ligam-se quando choram, umas luzes guia iluminam corredores se nos levantamos durante a noite sem despertar quem dorme e possibilitando, ao mesmo tempo, caminhar pela casa sem tropeçar, ligar o equipamento hi-fi, o televisor ou o vídeo a partir de qualquer botão de pressão… São alguns exemplos de funções que o utilizador pode ter á sua disposição sem maior complicação, bastando apenas  fazer uma pressão curta ou larga sobre um botão de pressão.

Controlo através do telefone

O utilizador terá sempre a sua casa sob controlo com uma só chamada telefónica. Todas as funções do sistema podem controlar-se através do telefone. Basta marcar o código pessoal de acesso  (pessoal e secreto) e o código da função pretendida.
Para além disso, com a ligação via modem podem incorporar-se alarmes telefónicos que chamam automaticamente os números programados em caso de anomalias de qualquer tipo. Desta maneira a comunicação entre o utilizador e a sua vivenda é bidirecional, dado que não só se podem controlar as funções do sistema através do telefone desde qualquer lugar, como o sistema chama também o utilizador no caso de se detetar alguma falha ou desajuste nas funções que tem programadas.

Tabela de funções para o Modem